terça-feira, 21 de maio de 2013

Nossa Senhora dos Aflitos


Nossa Senhora dos Aflitos


Quando evocamos o nome de Nossa Senhora dos Aflitos, colocamos-nos em sua inconfundivel e admiravel proteção de mãe , que quer a felicidade de seus filhos e intercede por suas aflições e seus anseios , sempre nos mostrando seu filho Jesus.
Ao remontar a esse titulo de Nossa Senhora, somos levados a o Grão Ducado de Luxemburgo, encravado entre a Alemanha, França e Países Baixos, pelo ano de 1626 , sofreu uma terrível peste. A cada dia aumentava o numero de vítimas. Dentre os doentes estava o padre Brocquart , Jesuíta, que percebendo que lhe restava pouco tempo de vida, fez uma promessa a Nossa Senhora: se Ela o curasse, ele se dirigiria descalço até a capela e lhe ofereceria um círio de duas libras de peso. Logo após a promessa, o sacerdote jesuíta ficou milagrosamente curado.
Tomado de entusiasmo empenhou-se em terminar a capela que havia sido edificada em 1625, num local chamado Glacis, e ficava anexo à igreja de São Miguel, mantida sob custódia dos padres dominicanos e sede da Confraria do Rosário. Em agosto de 1627, foi entronizada uma imagem de madeira da Santíssima Virgem com a invocação de Nossa Senhora da Consolação.
As pessoas começaram a acorrer a essa capela, apesar de encontrar-se afastada da cidade, pedindo a Nossa Senhora que as protegesse, bem como a suas famílias. E a partir daquele ano a devoção difundiu-se rapidamente.
A peste terminou e a capela foi solenemente consagrada em 1628, vendo-se num nicho a inscrição "Maria, Mãe de Jesus, Consoladora dos Aflitos"
A capelinha original foi destruída pela fúria anticatólica durante a Revolução Francesa. Foi então construída outra, noutro local, já dentro da cidade. Deste capela resta apenas uma lembrança, porque a imagem foi levada para a igreja de Nossa Senhora a cargo dos Jesuítas, atual Santuário de Nossa Senhora Consolatrix Aflictorum. Hoje esse templo é a catedral de Luxemburgo.
Mais recentemente em Portugal , precisamente em Pegarinhos a devoção a nossa Senhora dos Aflitos, teve sua origem segundo a tradição, na devoção despertada numa imagem da Virgem, encontrada por caçadores no monte onde atualmente se encontra a Capelinha. O fato atraiu a atenção dos frades franciscanos que ali se fixaram, promovendo o culto à Senhora dos Aflitos, cuja primeira romaria data de 1835. Em 1838, construiu-se a referida Capelinha que ostenta as “Armas de S. Francisco”, na aldeia de O santuário de nossa Senhora dos Aflitos, conhecida também por Senhora Aparecida. As procissões organizadas em honra de Maria, intitulada, Senhora dos Aflitos, trazem consigo muitas pessoas que lhe prestam homenagem de uma forma calorosa.
Com a benção de Dom Fernando Figueiredo, bispo da Diocese de Santo Amaro, Padre Cleber e Padre Anderson, sabedores dos problemas e situações que hoje afligem a todas as pessoas, promovem e incentivam a devoção a nossa Senhora dos Aflitos, como meio de evangelizar , e de levar as pessoas a Jesus , pela intercessão dessa Mãe que não deixa de atender aos que a invocam.

Oração a Nossa Senhora dos Aflitos
lembrai-vos, ó doce mãe, nossa senhora dos aflitos,que nos foi dada por jesus para nosso amparo e proteção!Cheios de confiança na vossa bondade nós imploramos o vosso auxílio.Socorrei a mim e aqueles pelos quais eu rezo... (COLOQUE A SUA INTENÇÃO, FAÇA SEU PEDIDO)mãe querida, senhora dos aflitos,acolhei benigna essas nossas súplicas e dignai-vos atendê-las estendei sobre nós a vossa intercessão, voltai para nós vossos olhos misericordiosos.Ave maria, cheia de graça... Coração de jesus crucificado,fonte de amor e de perdão,tende piedade de nós! Ó virgem, mãe dos aflitos, estendei vosso manto protetor sobre mim e minha família,ó virgem gloriosa e bendita.Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário